Blog

Como pôr crianças tímidas a sonhar com pisar um palco

BY SÓNIA PEPE, MARKETING & PR | 01/09/2020

Como pôr crianças tímidas a sonhar com... pisar um palco!


Não, não temos de pôr os nossos filhos a sonharem em serem atores, nem estimular essa necessidade para nos agradarem. Não é disso que este texto trata. Trata-se de como o “palco”, num sentido mais lato, pode elevar o sentido das nossas crianças em serem mais elas e a sentirem-se confortáveis no centro das atenções.

Tenho dois filhos, um rapazola de 14 anos e uma menina de 8. Não podiam ser mais diferentes. Ele sempre foi confiançudo e extrovertido (o que lhe desenvolveu imenso a capacidade de argumentação – qualidade essa que bem me lixa por estes dias em que vivemos a full time a sua adolescência). Ela, mais reservada, tímida, reza para não ser o centro das atenções. É um amor de menina e trabalhamos juntas para aceitar que é perfeita do seu próprio jeito, que é único e especial.

Trabalho há 3 anos na AM Experience Group, um grupo de empresas que, entre outras coisas, produz sob a chancela da AM Live, dois grandes espetáculos musicais no gelo, por altura do Natal.

Em 2019, tivemos o Feiticeiro de Oz No Gelo em Lisboa, que ela viu mais de 10 vezes. O que é giro é que foi este espetáculo que fez despertar na Leonor o desejo de pisar um palco. Não imaginam o quanto isso me surpreendeu. A minha filha supertímida quer pisar um palco, não se importando em ser o centro das atenções. UAU! Mas o melhor ainda estava para vir, com o CD do espetáculo (que toca até riscar), canta, dança e faz performances para a família. Também falamos muito acerca das mensagens dos musicais, do que podemos retirar dali para nós, para a nossa relação com os outros e para a nossa vida. Ela conta a história do espetáculo às colegas quando ouvem juntas o CD, e contagia as restantes meninas com a magia que trespassa das letras das músicas.

Um espetáculo vivido em família é muito mais do que um espetáculo visto em família. Pode dar-nos tanto. Pode revelar ser uma forma de envolvermos os nossos filhos com os valores e a missão da história, em fazê-los desabrochar, vencer as suas batalhas, de fazermos paralelismos com a realidade, de passarmos a mensagem de que todos os dias o mundo também nos concede “palco” para sermos mais nós. Que devemos cantar, dançar e aproveitar todos os momentos para sermos mais felizes.

Este ano, estamos prontos para retomar a azáfama dos espetáculos de Natal, e para dar vida a dois novos musicais no gelo. Aproveitem esta oportunidade para viverem uma grande aventura em família e, sobretudo, para “darem palco” e estimularem a confiança dos vossos pequeninos.

Posts relacionados