Blog

No maravilhoso mundo das Experiências!

BY AM EXPERIENCE GROUP | 14/07/2023

A WXO – World Experience Summit – que decorreu no passado mês de Junho no Phantom Peak em Londres, revelou a crescente apetência do mercado por experiências imersivas e salientou a importância do design holístico, da integração tecnológica e da construção de comunidades. O evento forneceu informações valiosas sobre a trajetória futura da indústria e as potenciais implicações socioeconómicas dos avanços no design e na tecnologia das experiências.

Resumimos aqui as principais temáticas que foram apresentadas:

1

Um mercado que floresce:

O mercado das experiências imersivas está a registar um crescimento robusto, com mercados maduros como o Reino Unido, os EUA e a Alemanha a registarem investimentos significativos. Este crescimento tem sido acompanhado pelo aparecimento de um novo léxico a acompanhar o setor, com termos como "Mindfulness", "AWE", "imersividade" e "transformação" a tornarem-se comuns.

As experiências nestes mercados são construídas de forma consistente, são cuidadosamente desenvolvidas ao longo de períodos extensos, normalmente entre um ano e dezoito meses, por vezes até mais. Este nível de dedicação e investimento sublinha o valor atribuído à criação de experiências imersivas e transformadoras na sociedade atual.

2

A magia das experiências transformadoras:

As experiências transformadoras foram sublinhadas como uma pedra angular em várias apresentações. Em vez de proporcionar mero entretenimento, a indústria pretende criar experiências que tenham um impacto significativo nos participantes. O "efeito AWE e WOW" é representativo deste objetivo, encapsulando a ambição de afetar profundamente os visitantes.

3

Conceber para todas as fases da experiência:

A ideia de planificar bem todas as fases da experiência - Antecipação, Acompanhamento e Reflexão - foi enfatizada, particularmente na apresentação de Victoria Taylor. Esta abordagem de conceção proativa sugere que cada parte do percurso do cliente, desde a antecipação até à reflexão, pode e deve ser cuidadosamente elaborada para aumentar o envolvimento e a satisfação globais.

4

O poder das experiências partilhadas:

O desejo de partilhar momentos e experiências surgiu como um fator-chave na indústria das experiências. O "conceito de fogueira" da Moment Factory sintetiza este foco, mostrando como as experiências comuns podem alimentar o desenvolvimento da indústria. As experiências partilhadas ou a "efervescência coletiva", que se refere à sensação de entusiasmo e união que pode surgir quando as pessoas se reúnem com um objetivo comum, são essenciais para este design imersivo.

5

Ferramentas digitais e tecnologia no design de experiências:

A integração de ferramentas digitais para melhorar as experiências é um aspeto omnipresente do design de experiências moderno. No entanto, a tecnologia deve ser subtilmente integrada no tecido da experiência, servindo o design em vez de o dominar.

6

Mindfulness e neuroestética no design de experiências:

Está a surgir uma intersecção curiosa entre o bem-estar e o design de experiências, com conceitos de mindfulness e meditação a tornarem-se cada vez mais predominantes. A neuroestética também desempenha um papel crucial, oferecendo potenciais antídotos para as crescentes pressões da vida contemporânea.

7

Gamification e o futuro das experiências:

As reflexões de Louis Alfieri sugerem que a gamification irá moldar significativamente o futuro da indústria das experiências. Ele apresentou um futuro algo distópico onde as experiências podem ser bifurcadas ao longo de linhas socioeconómicas, evocando narrativas semelhantes ao "Ready Player One" de Steven Spielberg. Esta perspetiva sublinha as potenciais implicações socioeconómicas dos avanços na conceção e tecnologia das experiências.

8

Exposições e experiências únicas:

Neste WXO Summit apresentaram-se uma série de experiências únicas, como o Banho de Som (Sound Bath) e o Jardim Sagrado (Sacred Garden). Estas exposições diversificadas mostraram o vasto potencial da indústria das experiências, desde a exploração do poder do som até à criação de ambientes de retalho imersivos e até experiências sonoras na água. Cada exemplo exemplifica um aspeto diferente do envolvimento sensorial no design, demonstrando as possibilidades ilimitadas deste domínio em rápida evolução.

Em suma, foram apresentadas várias perspetivas curiosas sobre o florescente setor das experiências, salientando-se como o crescimento do mercado está a ser impulsionado por um apetite crescente por experiências e imersão. Como em qualquer setor em crescimento, surgiu um novo léxico, com palavras como "WOW", "AWE", "imersão" e "transformação" a tornarem-se parte do dialeto comum. Curiosamente, os conceitos esotéricos das práticas de mindfulness e meditação estão a ser utilizados regularmente neste contexto, indicando uma convergência crescente entre o bem-estar e o design de experiências.

Um evento que também se assumiu por inteiro como uma experiência, criteriosamente desenvolvido e que nos deixa agora num momento de reflexão, que não hesitamos em partilhar com todos!

Neste pós-evento, ressalta a vontade de estarmos presentes na próxima edição e de podermos também partilhar um pouco do nosso sucesso!

AO MINUTO