Blog

H2LOVE:
Deixa o amor fluir!

BY AM EXPERIENCE GROUP | 29/08/2023

Sentámo-nos à conversa com o Diretor Artístico da Exposição H2LOVE, a decorrer no Palacete Júlio Lima, em Braga.

A Exposição que abriu as portas na passada sexta-feira, dia 4 de agosto, veio trazer uma lufada de ar fresco à cidade, que abraça esta novidade com grande entusiasmo. Nesta estreia da AM Experience Group, num lugar tão rico em História e memórias, kristoff d’Oria di Cirie fala um pouco sobre as origens do projeto e a importância que o amor tem na sua vida.

- Como surgiu a ideia para este projeto?

- Estávamos a ler sobre a história de Júlio Lima e ficamos inspirados! Pensámos… porque não criar algo que homenageasse tanto o seu legado como o papel essencial da água nas nossas vidas? É importante transmitir lições sobre a conservação cuidadosa da água e a história da cidade.

- Foi um desafio trabalhar com esta equipa?

- Claro que existiram alguns percalços ao longo do caminho, mas isso deveu-se apenas à natureza desafiante de trabalhar com um local histórico tão importante. Sinceramente, a equipa era fantástica, cheia de paixão e talento. Aprendemos uns com os outros e fizemos algo bonito juntos.

- Qual é a receita para lançar uma experiência com impacto?

- É preciso ter uma boa ideia, claro. Mas também é preciso colocar o coração na ideia e encontrar pessoas que partilhem a nossa paixão - se não a sentirmos, é pouco provável que mais alguém a sinta. É aí que a magia acontece.

-Alguma fórmula mágica em mente para um próximo projeto?

- Fórmula mágica? Quem me dera! Trata-se de manter a flexibilidade e estar aberto a aprender. Cada projeto é único, por isso concentro-me apenas em manter-me fiel à ideia e trabalhar arduamente para lhe dar vida.

- A cidade de Braga tem espaço para fazer mais e melhor?

- Sem dúvida. Braga está cheia de talento e energia. Com o apoio certo, não há limites para o que pode ser alcançado aqui.

- Imaginas-te a voltar aqui para implementar um novo conceito, uma nova experiência?

- Adoraria. A história e a comunidade da cidade cativaram-me muito. Sinto que há mais para explorar e criar aqui.

- O que é que distingue o que é feito aqui do que é feito no Reino Unido?

- É difícil definir exatamente, mas há uma vibração diferente aqui. Há alguns projetos maravilhosos a decorrer no Reino Unido, mas eles estão a fazer as suas próprias coisas, por isso não acho que seja possível fazer comparações. Talvez seja a cultura local ou a forma como as pessoas encaram a criatividade. Há uma energia muito jovem na forma como os criativos abordam o trabalho aqui, há uma vontade de ser ousado. É refrescante.

- O que é que mais gostas em H2Love?

- Ver as reações das pessoas. Quando alguém se liga à arte e começa a pensar de forma diferente sobre a água, essa é a parte mais gratificante para mim. À noite, ganha realmente vida e mostra um outro lado do poder da água; é realmente algo mágico.

- O que é que falta em H2Love?

- Olhamos sempre para trás e pensamos em coisas que podíamos ter feito de forma diferente. Tínhamos inicialmente algumas instalações fantásticas que, infelizmente, tivemos de deixar para trás... Talvez mais peças interativas? Mas, no geral, estou orgulhoso do que conseguimos.

- Achas que há necessidade de mais amor no mundo?

- Absolutamente, quem é que não acha? Mais amor significa mais compreensão e bondade. Todos nós precisamos de um pouco mais disso.

- Achas que o mundo das experiências também pode ter uma palavra a dizer e sublinhar mensagens que são urgentes partilhar?

- Claro. A arte e a imaginação podem falar às pessoas de uma forma que nada mais consegue. Pode definitivamente ser uma voz para a mudança. Por vezes, há muita negatividade, por isso é tão importante encontrarmos espaço para a beleza nas nossas vidas e partilhá-la com os outros.

- As tuas próximas experiências continuam no trilho do amor?

- O amor é um tema importante para mim, por isso, provavelmente, também estará presente nos meus próximos projetos. É universal e sempre relevante. O amor assume muitas formas e é o núcleo de qualquer experiência significativa.

- Férias... com água ou sem água?

- Depois de toda esta concentração na água, talvez precise de umas férias na praia! Mas a sério, sinto-me sempre atraído pela água, por isso é provável que faça parte de qualquer escapadela que planeie.

E assim nos despedimos do Kristoff com um “até breve!”, sendo que esperamos que possa voltar com novas e refrescantes ideias…e quem sabe, colaborar com a equipa AM em novos projetos!

AO MINUTO