Case Studies

Bem-vindo a Agrabah!

O Desafio

O espetáculo no gelo de 2023 conta-nos a história do clássico “Aladino” - uma história que se passa no deserto, projetada para o gelo! Para além deste grande desafio, as expetativas eram grandes para a entrada em cena de um tapete voador – um elemento visualmente impactante e crucial na narrativa e que teria de ganhar vida em cena, levantando questões de engenharia mais complexas. Um musical encenado por Sissi Martins, uma das maiores referências em Portugal a nível de teatro musical e que, obviamente, torna-se deveras desafiante por si só.

Ideia

Inspirados pelo clássico “Aladino”, este musical ancorou-se num argumento disruptivo assente na temática da liberdade, sempre de uma forma vibrante, divertida e inesperada. Uma aventura alucinante, repleta de magia, onde artes circenses e personagens encantadoras levavam o público a viajar pelo reino de Agrabah! Com o mote “liberta o génio que há em ti!”, todos eram convidados a seguir um enredo que se libertava também ele do original, inspirando à reflexão e à conquista de novos caminhos, no trilho da liberdade.

Implementação

Transportámos Agrabah até à AM Arena no MAR Shopping Matosinhos.

Uma experiência que começava no interior do próprio Shopping com o ponto de venda decorado e com a comunicação bem visível e que seguia para a Arena – com todo o foyer visualmente transformado de forma a criar imersividade, projetando já o público para Agrabah, onde a história tinha lugar. Com tecidos suspensos, um photopoint que convidava a viajar de tapete voador e pormenores decorativos de estilo árabe, “O Aladino no Gelo” era já uma experiência fora de palco, sendo que em palco a magia estendia-se por cenários envolventes, onde o mercado da cidade mostrava-se rico em cheiros, cores, luzes e movimento. Um cenário inovador, com uma história rica que foi sendo contada sobre uma pista de gelo com quase 400 m2, por uma equipa com atores e técnicos de excelência, numa produção 100% nacional.

Após 118 sessões, numa temporada de 52 dias, com 91846 espetadores, o musical teve uma taxa de recomendação de 4.8 (numa escala até 5)*.

* Dados extraídos do inquérito de satisfação e do relatório final do projeto.

" Reunindo a equipa certa, e sabendo para quem criamos os nossos espetáculos e que emoções gostaríamos de exaltar, conseguimos apontar os nossos esforços para os grandes desafios."

Para Bruno Galvão, produtor da AM LIVE “O maior desafio de ter produzido o Aladino no Gelo começou pelo próprio título: é um título muito presente no imaginário do público, com muita riqueza, magia e que eleva, de uma forma exponencial, a expetativa do público. Por isso, considerámos um ato de coragem apresentar este título. Se se juntar a isto o facto de ser feito num palco de gelo, o desafio torna-se ainda maior. "

O produtor reforça, ainda, que " Reunindo a equipa certa, e sabendo para quem criamos os nossos espetáculos e que emoções gostaríamos de exaltar, conseguimos apontar os nossos esforços para os grandes desafios: cenografia mágica e grandiosa, que nos trouxesse o ambiente de Agrabah e que permitisse que o espetáculo tivesse velocidade e movimento; figurinos ricos, que fossem ao encontro do imaginário da história e um tapete voador que surpreendesse. Focados nestes desafios principais e juntando todo o foco em criar uma história e música de alta qualidade, com um elenco e equipa técnica de excelência, sentimo-nos com os nossos desejos realizados. Aliás, bastou libertar o génio que existe em cada uma das pessoas desta equipa e... desejo realizado!"

Highlights

Taxa de recomendação de 4.8/5
118 espetáculos
91 846 espetadores